Jornalista inglês e indigenista desaparecem no Amazonas

WhatsApp-Image-2022-06-06-at-12.55.07
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Amazonas | O jornalista Dom Phillips e o indigenista Bruno Araújo Pereira estão desaparecidos há mais de 24 horas. A informação foi dada, por meio de comunicado, pela Coordenação da Organização Indígena UNIVAJA. Os dois desapareceram no trajeto entre a comunidade ribeirinha São Rafael e Atalaia do Norte.

No domingo (5), os homens visitaram a comunidade São Rafael para que Bruno realizasse uma reunião com o líder comunitário apelidado de “Churrasco”, sobre trabalhos conjuntos entre ribeirinhos e indígenas em territórios afetados por invasões. De acordo com informações do Dispositivo de Comunicação Satelital (SPOT), eles estavam na comunidade por volta das 6 horas da manhã e em seguida partiram em direção a Atalaia do Norte, que dura em média duas horas.

Uma equipe de busca formada por indígenas conhecedores da região cobriu trechos que os dois homens supostamente tenham percorrido, mas nenhum vestígio foi encontrado.

Os viajantes desaparecidos estavam em uma embarcação nova com 70 litros de gasolina, sufiente para a viagem e 7 tambores vazios de combustíveis. O indigenista Bruno é uma pessoa experiente e com conhecimento da região, visto que trabalhou como Coordenador Regional da Funai de Atalaia do Norte por anos.

Na semana do desaparecimento, a equipe da UNIVAJA havia recebido ameaças em campo, além de outros relatos denunciados para a Polícia Federal, ao Ministério Público, ao Conselho Nacional de Direitos Humanos e ao Indigenous Peoples Rights International.

NOTA DA POLÍCIA FEDERAL

*Com informações da CNN Brasil

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE