Temporais no RS: Defesa Civil faz ‘orientação expressa’ para evacuação de áreas de risco no Vale do Taquari

FOTO
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

PAÍS | A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu, na noite desta quarta-feira (1º), uma “orientação expressa” para que moradores do Vale do Taquari deixem áreas de risco. A recomendação é feita para os municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado e Lajeado.

Os temporais que atingem o estado desde segunda (29) já deixaram 10 mortos, 21 desaparecidos e 11 feridos. O último boletim da Defesa Civil informou 4,4 mil desalojados e desabrigados no estado.

O Vale do Taquari é a mesma região afetada pelo ciclone seguido de enchentes em setembro de 2023. Ao todo, 54 pessoas morreram na época e quatro ainda seguem desaparecidas.

No comunicado, a Defesa Civil afirma que o Rio Taquari “vem recebendo expressivos volumes em razão das fortes chuvas dos últimos dias no estado e está ultrapassando extraordinariamente sua cota de inundação”. Os moradores de áreas de risco devem procurar abrigos públicos ou outro local de segurança.

“As pessoas que não tiverem locais alternativos devem buscar informações junto à Defesa Civil da sua cidade sobre os abrigos públicos disponibilizados pelas prefeituras, rotas de fuga e pontos de segurança”, afirma o órgão.

Também há alertas de inundação nos rios Caí e Jacuí.

*G1*

Foto: Divulgaçao

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE