ENEM é remarcado para Janeiro de 2021 e professora lista possíveis temas para a redação; Veja!

school-1974369_1920
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

MANAUS-AM | O Exame Nacional do Ensino Médio  (ENEM) para as provas impressas foram remarcados para os dias 17 e 24 de janeiro e a versão digital nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.

Publicidade

Uma das grandes preocupações dos alunos durante o processo de estudo é a redação. Para ajudar, a mestre em Letras e professora da Faculdade Santa Teresa, Maria Bernadete Bonini, lista alguns dos possíveis temas do próximo exame. 

Ela explica que a redação é um texto dissertativo-argumentativo em que o estudante deve explorar suas opiniões por meio de teses e argumentos, ou seja, quanto mais conhecer o assunto maior a probabilidade de uma excelente nota. “Não tem como saber o conteúdo exato da redação do ENEM 2021, mas normalmente o tema tem como base discussões atuais, como é o caso da pandemia. Mesmo esse assunto é preciso delimitá-lo, observá-lo dentre outros temas tão importantes quanto”, disse.

Segundo a professora, entre os possíveis temas a serem discutidos na redação do ENEM estão “A evasão escolar após a abertura das escolas no pós-pandemia”, “Movimento antivacina – as vacinas devem ser obrigatórias?”, “A saúde mental de crianças e adolescentes no isolamento social” e “A reinvenção do emprego pós pandemia”.

“Esses são apenas alguns dos assuntos que poderão fazer parte da prova. A orientação para os estudantes é para que se mantenham atualizados. É de extrema importância a leitura. Não ter preguiça de debater, discutir os temas pulsantes na sociedade. Formar grupos de discussão é o ideal. Hoje, com as redes sociais, com a facilidade de estarmos juntos, mesmo distantes, não se tem desculpa para que grandes debates não ocorram”, destacou.

Em relação à organização do texto, Maria Bernadete ressalta que a redação do ENEM tem características próprias que devem ser estudadas para melhor estruturá-lo.

Em seguida argumentar, defender sua tese com exemplos concretos, dados estatísticos, visão de autoridades acerca do tema, usar literatura e cinema, também faz parte de uma boa defesa. 

É importante também estudar a fundo os elementos de coesão e as ligações entre palavras, frases, períodos e parágrafos.

O terceiro passo é apresentar uma solução ao problema apresentado, demonstrando uma visão clara sobre o tema. Por último, a redação deve conter uma conclusão de tudo que foi discutido ao longo do texto.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias