Fiocruz confirma surgimento de nova variante do coronavírus no Amazonas; Veja!

coronavirus-4914026_1280
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email

MANAUS-AM| Após profundos estudos a cerca do assunto, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Amazônia, identificou uma nova variante do SARS-CoV-2 que está difundindo no Amazonas , não se sabe ainda a data de surgimento desta inédita variante. A afirmação foi confirmada na última terça-feira (12) através de uma nota disponibilizada pela fundação.

Publicidade

O vírus mutante ganhou o nome provisório B.1.1.28 (K417N / E484K / N501Y), e, de acordo com a Fiocruz, as mutações mais recentes são de novembro e dezembro de 2020. Este ‘novo’ coronavírus é o mesmo encontrado em viajantes do Amazonas e identificados com a cepa no Japão, no último domingo.

Segundo um dos pesquisadores responsáveis pela pesquisa Felipe Naveca, é possível que o vírus sofra mudanças com o tempo.

“A evolução nos vírus é esperada. O Sars-Cov-2 [novo coronavírus] até evolui menos do que os outros vírus, porque ele tem uma propriedade que faz um certo controle disso. Essa variante descoberta no Japão chama a atenção, porque elas acumularam muitas variações em pouco tempo, assim como a do Reino Unido e da África do Sul”, Pontuou Felipe.

Os próximos passos são estudos mais aprofundados a cerca desta nova variante do novo coronavírus. Felipe Naveca afirma que ainda é cedo para confirmar se a nova onda da doença no Estado, seja por conta dessa nova variante encontrada.

“Vamos aprofundar esse estudo com os sequenciamentos de dezembro de 2020 a janeiro de 2021 para identificarmos se essa mutação já estava em grande quantidade no Amazonas, e também com qual frequência. Também pretendemos identificar novas linhagens que possam surgir”, disse o cientista.

A Fiocruz afirma que não consegue identificar ainda se o vírus causa mais mortes ou é mais contagioso que o primeiro, por esse motivo os cuidados de prevenção continuam sendo os mesmos até que se tenha mais informações sobre a nova variante.

Fiocruz

Com informações de: emtempo.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Fiocruz confirma surgimento de nova variante da Covid-19 no Amazonas

ÚLTIMAS DO AUXÍLIO EMERGENCIAL

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE

Receba a seleção das melhores notícias