Roraima em chamas: estado enfrenta incêndios florestais e emergência ambiental

Imagem do WhatsApp de 2024-02-19 à(s) 21.46.41_522309ec
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

RORAIMA | O estado de Roraima vive uma situação crítica por causa dos incêndios florestais que se espalham por diversas regiões. O fogo já atingiu municípios como Amajarí e Pacaraima, causando prejuízos e riscos à população. O Corpo de Bombeiros trabalha para combater as chamas, mas enfrenta dificuldades pela falta de recursos e pela estiagem que afeta o estado. O governador Antônio Denarium, pediu economia de água e cuidado com as queimadas. O Ministério do Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em Roraima e outras regiões do Brasil.

Amajarí sofre com grande incêndio na noite de domingo

Na noite de domingo (18), o município de Amajarí foi palco de um grande incêndio que ameaçou uma casa de farinha da comunidade. Os moradores conseguiram controlar o fogo antes da chegada do Corpo de Bombeiros, que foi acionado às 23h05. Três equipes, com um caminhão e duas caminhonetes, chegaram ao local em 25 minutos e fizeram o controle de alguns pequenos focos de incêndio na vicinal. Em Amajarí, foram registrados 110 focos de incêndios desde o início da operação verão seguro, em outubro do ano passado.

Pacaraima também registra incêndios florestais e reclama da falta de Bombeiros

Outro município que sofre com os incêndios florestais é Pacaraima, na fronteira com a Venezuela. A população reclama dos prejuízos causados pelas chamas e da falta de Bombeiros para atuar nos municípios de forma rápida. A situação é agravada pela estiagem que afeta o estado. Há uma semana, o município de Normandia decretou estado de emergência devido à falta de chuvas.

Governador pede economia de água e cuidado com as queimadas

Diante do cenário crítico, o governador Antônio Denarium se reuniu com o comandante do Corpo de Bombeiros de Roraima, Anderson, e solicitou uma intensificação nas ações de combate aos incêndios em todo o estado. O governador também fez um apelo para que a população economize água e só utilize para o essencial, e que evite queimada de lixo e que os agricultores só realizem a queimada autorizada previamente.

Ministério de Meio Ambiente declara estado de emergência ambiental

No dia 8 deste mês, o Ministério de Meio Ambiente declarou estado de emergência ambiental em diversas regiões do Brasil, incluindo Roraima. A medida visa facilitar o combate aos incêndios florestais e a prevenção de novos focos. Segundo o corpo de Bombeiros Militar, desde o início da operação verão seguro, em outubro do ano passado, até agora já foram 769 focos de incêndio em todo estado e 531 ações preventivas foram realizadas.

VEJA VÍDEOS:

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE