Rio Branco atinge nível mais baixo da história e afeta abastecimento de água em Boa Vista

WhatsApp Image 2024-02-26 at 14.21.25 (1)
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Boa Vista| O rio Branco, que é a principal fonte de abastecimento de água da capital roraimense, está com o nível mais baixo já registrado na história. Nesta quarta-feira, 26, a régua instalada no Centro de Captação de Água Bruta da Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) marcou -0,13 metros negativos, ou seja, abaixo do nível zero.

A situação é resultado de uma estiagem prolongada que afeta o Estado desde o início do ano. Segundo o gerente do Sistema de Água da Caer, Paulo Anderson Amorim, a baixa contínua do nível do rio é preocupante, pois pode comprometer a captação de água para abastecer a cidade.

“Todas as medidas necessárias para que a captação de água no rio continue sendo realizada de forma eficaz já foram tomadas, porém, a forte estiagem afeta os lençois freáticos dos poços artesianos que reforçam o abastecimento da capital”, explicou Paulo.

Ele informou que a crise hídrica no Estado já reduziu a produção de água potável nos 94 poços artesianos em 20%, o que acaba ocasionando baixa pressão na rede de distribuição de água dos bairros mais afastados. Ele pediu a colaboração da população para evitar o desperdício de água e fazer o uso racional do recurso.

Paulo lembrou ainda que a última estiagem severa registrada no Estado foi em 2016, quando o nível do rio Branco chegou a -0,57 negativo. Ele disse que a expectativa é que as chuvas voltem a cair nos próximos meses e que o nível do rio se normalize.

O nível do rio Branco vem baixando gradativamente desde o dia 20 de fevereiro, quando estava em -0,06 metros negativos. No dia 21, o rio continuava com -0,06m, no dia 22 baixou para (-0,04m), dia 23 (-0,05m), dia 24 (-0,07m), dia 25 (-0,11) e hoje, dia 26, o nível chegou a -0,13m.

Imagens: Marcos Antônio \ Site Imediato

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE