Polícia Federal tem ordem determinada por juíza para apresentar relatório sobre possível compra de votos em Alto Alegre.

(Foto: Reprodução)
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

Sissi Schwantes, juíza de Alto Alegre, determinou que a Polícia Federal (PF) apresente um relatório de medidas realizadas durante as eleições suplementares da cidade que caracterizam possível compra de votos no pleito de domingo (28).

A PF divulgou um levantamento onde declarou que houve houve três mandados de busca e apreensão, cinco flagrantes e dois registros de fatos relacionados a crimes eleitorais, além da apreensão de mais de R$60 mil reais.

A ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), decidiu a solicitação da providencia de forma urgente contra Wagner Nunes (Republicanos), prefeito eleito,o vice-prefeito eleito Irmão Max (Progressistas) e a coligação Juntos Por Um Alto Alegre Melhor (Progressistas e Republicanos) por suposto envolvimento deles com o crime.

A coligação do processo foi retirado pela magistrada após entender que é parte ilegítima no procedimento e que essa espécie de ação pode acarretar inelegibilidade e cassação de candidatos, e não de pessoas jurídicas como os partidos. O atual prefeito e seu irmão Max tem um prazo de cinco dias para apresentar suas defesas envolvendo documentos e testemunhas.

“Tendo em vista a soberania do voto popular, como valor caro à democracia, deixo, nesse momento, de examinar o pedido de tutela provisória de urgência, mesmo porque não há nos autos elementos suficientes à subsidiarem o acolhimento da medida de extrema magnitude, consistente na suspensão da diplomação dos representados”, disse Sissi Schwantes.

“Mostra-se precipitada a tomada de qualquer medida mais drástica, antes da oitiva da parte contrária ou mesmo da produção de outros elementos probatórios do quanto alegado”, completou a juíza.

SIssi Schwantes, criticou a prática de compras de votos no início da semana, e se comprometeu em analisar todos os processos de forma ágil e respeitando os prazos legais. A juíza ainda relatou que existem denúncias tanto contra Wagner, quanto contra Valdenir Magrão (MDB).

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE