Cuidado ao emprestar o nome, isso pode render muitas dívidas, diz DPE

Imagem: DPE - AM
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM), informa que emprestar o nome para terceiros pode render muitas dívidas, principalmente quando a pessoa para quem você emprestou não visa pagar.

Caso isso aconteça, a DPE-AM pode revisar os contratos para evitar possíveis cobranças abusivas, e pode realizar um pedido de ressarcimento por danos materiais. “Quando a pessoa empresta o nome, na verdade, ela está assumindo uma obrigação no lugar de outra. Então, todas as consequências jurídicas dessa obrigação quem sofre é ela. Se ela obteve um empréstimo em seu nome para outra pessoa, por exemplo, não interessa ao banco essa relação com o terceiro”, explica o defensor público Gustavo Linhares.

A principal dica para evitar dor de cabeça, é  evitar as compras ou contratos para terceiros. Mas se isso for feito, é importante que haja uma prova, um contrato ou acordo, mesmo que não regularizado em cartório. Só com essa prova, o negociante pode se proteger.

“Alguém compra um eletrodoméstico parcelado para um amigo e ele não paga. O que é difícil para nós é provar que foi comprado para o terceiro, porque documentalmente é tudo feito no nome de outra pessoa. Eles não vão fazer um contrato dessa relação privada. É bom que se faça ao menos um recibo que a pessoa assine. Mesmo que seja informal, de próprio punho. Ou então é preciso ter testemunhas que, preferencialmente, não sejam familiares daquele que vem até a Defensoria”, ressalta a defensora pública Dâmea Mourão.

Conversas em aplicativos de mensagem também podem ser usadas como provas. 

No caso de não cumprimento de acordos, a Defensoria Pública busca agendar uma audiência de conciliação com as duas partes.

O cidadão prejudicado deve ir até as  assistências jurídicas gratuitas da Defensoria Pública, localizadas na Cidadania, que fica na rua 2, casa 7, conjunto Celetramazon, Adrianópolis, zona Centro-Sul de Manaus; e no Shopping Cidade Leste, na avenida Autaz Mirim, 228, bairro Tancredo Neves, zona leste.

Nos municípios de Itacoatiara, o posto de atendimento está localizado no 1º andar do Shopping Ita Mall, no Centro.

Em Parintins, pode ser encontrado um posto do DPE na rua Paraíba, 7.331, bairro Itaúna 1.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE