Drones vão avisar moradores sobre queimadas no sul do Amazonas

reprodução
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

 O Governo do Amazonas vai usar drones com alto-falantes e um aplicativo para prevenir contra efeitos de desmatamentos e queimadas no sul do estado. O equipamento é será utilizado na Operação Aceiro 2024 lançada pelo governador Wilson Lima anunciou nesta segunda-feira (3).

O drone será usado pelos bombeiros no monitoramento e para avisar quem está nas áreas de desmatamento e queimadas. Segundo Wilson Lima, os drones têm capacidade para sobrevoar uma área de 100 km e autonomia de 3 horas de voo.

Outra ferramenta de combate às queimadas é o aplicativo “Infire”, pelo qual moradores de áreas atingidas podem informar ocorrências de queimadas e monitorar, em tempo real, onde há desmatamento.

O Ipaam (Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas) é quem irá fazer o acompanhamento. O aplicativo também servirá para informar a população sobre a qualidade do ar, o nível dos rios e sobre ações de socorro.

Equipamentos de proteção e quatro viaturas foram entregues ao Corpo de Bombeiros. Segundo Wilson Lima, o governo tem R$ 21 milhões para adquirir novas viaturas, que serão obtidas em licitação.

O governador anunciou que 60 agentes serão enviados pelo governo federal para o Amazonas. Outros 60 brigadistas decididos por prefeituras formam o grupo de 120 agentes de combate ao desmatamento e queimadas. Doze municípios terão ações da Operação Aceiro: Humaitá, Apuí, Lábrea, Boca do Acre, Manicoré, Novo Aripuanã, Maués, Canutama, Tapauá, Careiro, Manaquiri e Autazes.

Segundo Lima, no ano passado 21 municípios, que representam 95% das queimadas e desmatamentos no estado, assinaram um termo de cooperação para treinar brigadistas.

Em 2023, segundo o governador, foram aplicadas R$ 16 milhões em multas. Os processos tramitam na Justiça.

No ano passado, conforme o Bombeiros, a Operação Aceiro identificou 2,1 mil incêndios em 25 municípios do interior com maiores índices de focos de incêndio.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios