Região do Canadá declara estado de emergência por causa de eclipse solar total

Eclipse
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

A região de Niágara, na província canadense de Ontário, onde estão localizadas as Cachoeiras do Niágara, declarou estado de emergência para receber um eclipse solar total que ocorrerá no dia 8 de abril deste ano.

Algumas áreas do México, Estados Unidos e Canadá poderão presenciar o eclipse em sua totalidade. Observadores na Europa Ocidental conseguirão ver o evento de forma parcial.

Niágara será um dos melhores locais no Canadá para observar o eclipse solar total e está se preparando para receber milhares de visitantes.

De acordo com o governo da região, o estado de emergência, iniciado na semana passada, foi declarado como uma medida de precaução para que Niágara consiga receber e acomodar os visitantes.

Diversos estabelecimentos estarão fechados no dia do eclipse para evitar o tráfego de carros nas estradas.

Canadá

Além disso, a maioria das escolas, bem como grande parte dos serviços de saúde, ficará fechada em 8 de abril. O governo recomendou à população que abasteça os tanques de combustível, faça compras e adquira itens de primeiros-socorros antes do dia do eclipse.

A gestão também alertou que a população deve se preparar para longas filas e multidões. Durante viagens no dia 8, as pessoas não devem parar o carro na estrada para tirar fotos ou ver o eclipse, afirmou o governo.

Outro ponto importante para observar o eclipse é o uso de equipamentos, como óculos escuros com certificação específica para ver eclipses. Óculos de sol comuns não conseguirão evitar danos à visão.

Os danos provocados na retina ao olhar diretamente para o sol são permanentes e não há tratamento disponível, afirma o governo. Na província de Ontário, o eclipse ocorrerá por volta das 15h.

Como assistir o eclipse do Brasil?

O eclipse solar total não será visível do Brasil, mas a Agência Aeroespacial dos Estados Unidos (Nasa) vai disponibilizar uma gravação ao vivo do fenômeno.

Segundo o Observatório Nacional, o eclipse lunar pode ser observado de qualquer ponto da Terra onde a Lua está aparecendo. No entanto, o eclipse solar é visível apenas em uma faixa específica do planeta.

Recentemente, um eclipse penumbral foi registrado no Rio Grande do Sul pelo Observatório Heller & Jung. Durante esses fenômenos, em vez de um alinhamento completo entre a Terra, o Sol e a Lua, o satélite fica na área de penumbra da Terra, o que causa uma redução na luminosidade da Lua.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE