Vereadores impedem apuração do envolvimento da Prefeitura de Manaus no Caso Flávio

WhatsApp Image 2019-10-07 at 14.01.40
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A maioria dos vereadores da Câmara Municipal de Manaus (CMM) barrou, nesta segunda-feira (7/10), requerimento para apurar uso da estrutura da prefeitura da cidade, no homicídio do engenheiro Flávio Rodrigues dos Santos, de 42 anos de idade. A votação foi nominal e quase todos os parlamentares que estavam presentes no plenário da casa se posicionaram contra a investigação. Apenas o autor do pedido, vereador da oposição Chico Preto (sem partido) e o vereador William Abreu, se manifestaram a favor da apuração do possível envolvimento da prefeitura de Manaus no “Caso Flávio.”

Em entrevista ao Imediato o vereador Chico Preto expressou seu descontentamento. “Eu enquanto vereador gostaria de estar falando sobre tanta coisa relacionada à cidade que podia melhorar a vida das pessoas, mas aqui estamos nós diante de algo grave. Não há prazer nenhum da minha parte ter que enfrentar esse assunto. Quem está aqui representando a população não pode se omitir da sua responsabilidade”.

O vereador ainda esclareceu a importância do requerimento. “A responsabilidade que cabe à Câmara Municipal é esclarecer até que ponto a estrutura da Prefeitura Municipal está sendo utilizada nessa tragédia que culminou na morte do engenheiro Flávio. Não é digno que se use a estrutura da prefeitura para essa situação”.

O requerimento justifica que há o possível envolvimento de servidores lotados na Casa Militar, como também o uso de veículo oficial, com a suspeita de ter sido utilizado na tentativa de ocultação do corpo do engenheiro. O documento indagava sobre as exatas funções desempenhadas pelos servidores Elizeu da Paz de Souza, sargento da Polícia Militar (PM) à disposição da Casa Militar de Manaus, como segurança da prefeitura, e Walter Nascimento, que também trabalharia na equipe da segurança do prefeito da capital, Arthur Neto, e solicitava informações ainda sobre qual o itinerário e uso da viatura Toyotta Corolla de placa PHY – 8178 no último final de semana de setembro. Um Boletim de Ocorrência (B.O) foi registrado no 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP) na madrugada de segunda-feira (30/9), por volta das 01h22, horas antes do corpo de Flávio ser encontrado no bairro Tarumã.

Nesse BO consta que na noite de domingo (29/9), por volta das 22h26, havia uma festa na casa do enteado do prefeito, Alejandro Molina, quando um carro estacionou na garagem do imóvel e um homem encapuzado e munido de uma pistola entrou no lugar. De acordo com o documento, o engenheiro Flávio teria sido sequestrado. O prefeito se manifestou nas redes sociais, corroborando a versão inicial constante do BO, no sentido de afiançar que dívidas com traficantes teriam levado ao evento.

Porém, com o andar das investigações, e com notícias de diversas fontes, há dúvidas contundentes sobre a versão inicial.

Evidências

As imagens de câmeras de segurança divulgadas pela polícia, na manhã de sexta-feira (4/10), mostram o funcionário da segurança pessoal do prefeito de Manaus, Arthur Neto e da primeira-dama do município, Elisabeth Valeiko, mãe de Alejandro, dono da casa onde o engenheiro Flávio estava antes de aparecer morto, entrando no condomínio de luxo e saindo, 15 minutos depois, envolvem de forma direta o poder publico municipal no caso.

O homem que aparece dirigindo o carro, é o sargento da Polícia Militar (PM) Elizeu da Paz de Souza e segundo ele mesmo em depoimento a polícia, atua como segurança de Alejandro Valeiko, à disposição da casa civil do município, recebendo salário pago com dinheiro público. No carro também estava o ex-PM Mayc Vinicius Teixeira Parede, amigo de Elizeu.

O carro que ele aparece dirigindo é o veículo de marca Corolla, como o IMEDIATO já havia antecipado com EXCLUSIVIDADE, ainda na terça-feira (01), e foi alugado pela empresa Dantas Transportes para a Casa Civil do Município, pago também com recursos públicos da Prefeitura de Manaus.

Até a manhã de terça-feira (01) não existia qualquer informação sobre a participação direta de Betinha e Arthur no caso, mas, durante uma entrevista despretensiosa, durante uma visita em uma obra no centro de Manaus, o prefeito afirmou que tanto ele quanto a esposa estiveram no local do crime na noite de domingo e que passaram horas lá com o enteado.

Confira o requerimento na íntegra:

GABINETE VEREADOR CHICO PRETO

REQUERIMENTO Nº ______/2019

REQUER que a Secretaria Municipal da Casa Militar preste informações sobre pessoal e veículos conforme especifica.

Senhor Presidente e senhores Vereadores, com base nos artigos 168, § 3º do Regimento Interno desta augusta casa, requeremos que a Secretaria Municipal da Casa Militar preste informações sobre os servidores 1. Elizeu da Paz de Souza; 2. Walter Nascimento; e sobre a 3. A viatura Toyota Corolla de placa PHY-8178.

Plenário Adriano Jorge, 7 de outubro de 2019

Marco Antonio Souza Ribeiro da Costa

Vereador – Chico Preto

PMN

JUSTIFICATIVA

Manaus está estarrecida com o assassinato do engenheiro Flávio Rodrigues havido no último final de semana de setembro. Um BO foi registrado no 19º DIP na madrugada de segunda-feira (30), por volta das 01h22, horas antes do corpo de Flávio ser encontrado no bairro Tarumã, nas proximidades do condomínio de luxo Passaredo. 

Nesse BO consta que na noite, por volta das 22h26, de domingo (29), havia uma festa na casa do enteado do Sr. Prefeito, Alejandro Molina, quando um carro estacionou na garagem do imóvel e um homem encapuzado e munido de uma pistola entrou no lugar. De acordo com o documento, o engenheiro Flávio teria sido sequestrado. O Sr. Prefeito se manifestou nas redes sociais, corroborando a versão inicial constante do BO, no sentido de afiançar que dívidas com traficantes teriam levado ao evento.

Porém, com o andar das investigações, e com notícias de diversas fontes, há dúvidas contundentes sobre a versão inicial. O caso em apreço, como já externado em pronunciamento na tribuna deste Parlamento, é de polícia e não de política.

Contudo, dentre as informações que tem vindo à tona, há o possível envolvimento de servidores lotados na Casa Militar, como também o uso de veículo oficial. Neste ponto em específico, cabe a esta Casa de Leis, dentro do poder dever de fiscalização, indagar sobre as exatas funções desempenhadas pelos servidores 1. Elizeu da Paz de Souza; 2. Walter Nascimento; como também 3. qual o itinerário e uso da viatura Toyota Corolla de placa PHY-8178 no último final de semana de setembro.

Plenário Adriano Jorge, 7 de outubro de 2019

Marco Antonio Souza Ribeiro da Costa

Vereador – Chico Preto

PMN

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE