De asfixias à estocadas com escovas de dente, Seap dá detalhes sobre mortes no Compaj

Foto: Imediato
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – No final da tarde deste domingo (26) o secretário de Administração Penitenciária, Coronel Marcos Vinicius Almeida, anunciou em entrevista coletiva no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), localizado na Avenida André Araujo, bairro Aleixo, os nomes dos 15 detentos mortos durante rebelião em dois pavilhões do Complexo Penitenciário Anísio Jobim, na capital.

Além da confirmação dos nomes, o secretário também aproveitou a oportunidade para destacar e esclarecer alguns detalhes em relação a “briga entre internos”, foi assim que a autoridade definiu o movimento ocorrido no Compaj durante a manhã deste domingo (26). O Coronel afirmou que o movimento se desencadeou às 11h, e as 11h40 a situação já havia sido controlada.

O secretário esclareceu que, grande parte das 15 mortes ocorreram por asfixia causada por engasgamento com pedaços de tecido, por esganadura com as próprias mãos e também por escovas de dentes que foram transformadas em armas brancas durante o ataque. Dez das mortes aconteceram no pavilhão 5, e cinco aconteceram no pavilhão 3.

Segundo o Coronel Marcos Vinicius, alguns dos presos foram encontrados mortos dentro das celas trancadas após confrontos com os companheiros de cárcere. Ainda de acordo com a autoridade, essa foi a primeira vez na história do Amazonas que um princípio de rebelião aconteceu durante o horário de visitas entre os detentos e suas famílias. Por conta disso, as visitas aos presos foram suspendidas por tempo indeterminado.

A Secretaria de Administração Penitenciária destacou ainda que vai trabalhar agora na identificação dos detentos envolvidos no planejamento do tumulto dentro dos pavilhões. O órgão destacou ainda que não houveram fugas durante o princípio de rebelião e que uma revista já foi realizada no local afim de assegurar que não houvesse mais armas brancas em posse dos presos.

Confira a lista com o nome dos detentos mortos durante a manhã deste domingo (26) no Compaj:

Natan Serrão Pereira
Francisco de Assis Marcelo da Silva
Leonardo Queiroz Campelo
Hiel Lucas Miranda Silva
Pedro Paulo Xavier
Rodrigo Oliveira Pimentel
Fernando dos Santos Ferreira
Erick Wesley Martins Mendes
Naelson Picanço de Oliveira
Igor Peres de Oliveira
Elison de Oliveira Pena
Edney Sandro Sabóia de Vasconcelos
Cleison Silva do Nascimento
Antônio Xavier da Silva Camargo Filho
Ancelmo Pereira dos Santos

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE