Operação da Polícia Federal combate crimes ambientais em municípios do AM

Foto: Divulgação
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

MANAUS-AM| Na manhã desta terça-feira está acontecendo a operação “Pentaedro do Fogo”, cujo o objetivo é combater crimes ambientais em alguns municípios do interior do Amazonas. A ação está sendo deflagrada nos municípios de Apuí, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Maués, todos no sul do Amazonas.

A investigação segue em torno de crimes como práticas de queimada, desmatamento ilegal e usurpação de Terras. A polícia Federal emitiu uma nota, informando sobre o resultado da operação até o presente momento.

Em nota a polícia informou que foram cumpridos 27 (vinte e sete) mandados de busca e apreensão, sendo 10 (dez) em Apuí/AM, 4 (quatro) no Distrito de Santo Antônio do Matupi (Manicoré/AM), 4 (quatro) em Novo Aripuanã/AM, 2 (dois) em Maués/AM, 1 (um) em Humaitá/AM, 1 (um) em Porto Velho/RO, 1 (um) em Alta Floresta/MT, 1 (um) em Balneário Camboriú/SC e 3 (três) emPorto União/SC.

Ainda segundo a nota divulgada, a PF reuniu provas e fortes indícios de possíveis casos de usurpação de Terras da União e falsidade ideológica, visto que fazendas com aparência de propriedade única foram parceladas como se fossem propriedades distintas e, assim, violar a legislação que rege a regularização fundiária no país, principalmente no tange às vedações e ao limite de hectares (artigo 5°, inciso II e artigo 6°, §1° da Lei 11.952 de 2009, respectivamente).

De acordo com informações preliminares, um vereador do município de Humaitá estaria envolvido em crimes ambientais. Se forem comprovados as investigações a cerca dos crimes os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pela prática de
queimadas, desmatamento ilegal e usurpação de Terras da União, entre outros possíveis crimes. Se condenados, poderão cumprir pena de até 15 (quinze) anos de prisão.

Com informações da Polícia Federal*

Está matéria pode ser atualizada a qualquer momento.

Veja a nota oficial da Polícia Federal

Foto: Divulgação
Foto: Reprodução

UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Operação da Polícia Federal combate crimes ambientais em municípios do AM

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE