SSP-AM fala sobre a operação ‘Eleições 2020’ durante coletiva de imprensa

WhatsApp Image 2020-11-10 at 12.55.00
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) realizou, nesta terça-feira (10), uma coletiva de imprensa para divulgar o esquema de segurança que será empregado durante as eleições 2020, que deve acontecer no próximo domingo, dia 15/11, em todo Estado.

O Secretário de Segurança Pública, Coronel Louimar Bonates, durante a coletiva repassou os detalhes da operação “Eleições 2020”, preparada pelos órgãos que compõem o sistema Estadual de segurança, seguindo o modelo internacional adotado em grandes eventos. O plano tático integrado envolverá as forças federais, municipais e a justiça eleitoral, com o objetivo de garantir tranquilidade ao cidadão amazonense no pleito.

Foto: Neto Silva

De acordo com os dados, o Amazonas possui mais de 2,5 milhões de eleitores aptos a participar do pleito esse ano, que disputam cargos de prefeito e vereador. Segundo os dados do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM), são 1,3 milhões de eleitores na capital e outros 1,7 milhões residentes nos municípios do interior.

Sob a coordenação da SSP-AM, a operação “Eeições 2020” engloba ações da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran AM). Este ano haverá duas bases de monitoramento, para capital.

A base será no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Avenida André Araújo, bairro Petrópolis, na zona Sul da capital, onde equipes começam a trabalhar em regime de sobreaviso, a partir de hoje, acompanhando toda a preparação do pleito, incluindo a organização dos locais de votação e o transporte e montagem de urnas eletrônicas.

Foto: Neto Silva

Para os municípios do interior, está sendo montada uma base para gerenciamento do Comando Geral da Polícia Militar, que também fica localizada no bairro Petrópolis.

Diretamente na eleição, a Polícia Militar deve empregar um efetivo de 2,6 mil policiais em todo o Estado no dia do voto. Para os municípios do interior serão enviados reforços de 988 policiais, que irão trabalhar na segurança dos locais de votação e no combate aos crimes eleitorais no domingo (15). Desse total, 843 sairão de Manaus para o interior, e outros 145, de municípios maiores para outras cidades. A tropa começou a ser deslocada para as cidades na semana passada.

Em Manaus serão empregados 1.276 PMs no dia da votação para o policiamento nas seções eleitorais. A Polícia Militar também está em conexão com um exército a respeito dos municípios que receberam reforços de tropas federais. A previsão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é de que os agentes atuem em 41 cidades amazonenses. Desse total, a PM vai atuar em conjunto com as forças armadas em 33 municípios, e em sete deles, as forças armadas serão responsáveis sozinhas. Além disso, a PM ficará responsável por outras 21 cidades, sendo 20 municípios do interior e a capital o maior Colégio Eleitoral do Amazonas.

SSP-AM fala sobre a Operação Eleições 2020

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE