Marine Le Pen declara vitória da direita no primeiro turno das eleições na França

MArine Le Pen
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

Marine Le Pen, líder do partido de direita francês Reagrupamento Nacional (RN), declarou na noite deste domingo (30) que o bloco centrista liderado pelo presidente Emmanuel Macron foi “praticamente apagado” nas eleições legislativas. A declaração veio após a divulgação das pesquisas de boca de urna do primeiro turno das eleições legislativas francesas.

Em um discurso veiculado na rede social X (antigo Twitter), Le Pen celebrou os resultados preliminares: “Meus caros compatriotas, a democracia falou, e os franceses colocaram o Reagrupamento Nacional e seus aliados à frente, praticamente apagando o bloco macronista”. As agências de sondagem francesas projetam que o RN obteve 34% dos votos nacionais, seguido pela coalizão de esquerda, Nova Frente Ampla, com cerca de 28% dos votos. O agrupamento de partidos centristas apoiados por Macron ficou em um distante terceiro lugar, com cerca de 21%.

“Os franceses, em um voto sem ambiguidades, demonstraram sua vontade de virar a página após sete anos de um poder desdenhoso e corrosivo”, afirmou Le Pen, sublinhando a importância da vitória. Ela concluiu seu discurso incentivando os eleitores a manterem o apoio no segundo turno, que ocorrerá no dia 7 de julho.

A vitória do RN no primeiro turno representa uma mudança significativa no cenário político francês, marcando uma derrota para o bloco centrista que dominou o governo nos últimos anos. A reação de Macron e de seus aliados ainda é aguardada, enquanto o país se prepara para o segundo turno decisivo.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios