Proibição de venda de álcool líquido 70% em Manaus entrará em vigor a partir de maio

WhatsApp Image 2024-04-17 at 17.43.42
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-Am| A partir de 1º de maio, a venda de álcool líquido 70% estará proibida, de acordo com a Diretoria de Vigilância Sanitária (Visa Manaus) da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), seguindo determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Até lá, estabelecimentos como supermercados, farmácias e mercearias poderão comercializar o produto enquanto houver estoque. Após essa data, a venda será cessada, e os produtos remanescentes deverão ser devolvidos ao fornecedor ou utilizados exclusivamente para a higienização dos estabelecimentos.

O álcool líquido 70% foi temporariamente liberado durante a pandemia de Covid-19 para suprir a demanda por álcool gel, priorizando a higienização das mãos e superfícies para evitar a contaminação pelo Coronavírus. No entanto, o uso frequente desse produto em acendimentos de fogueiras e churrasqueiras levou à decisão de restringir sua venda.

A higienização das mãos com água e sabonete é enfatizada como a opção mais recomendada pela Visa Manaus, destacando que possui eficácia equivalente ao álcool 70% e evita exposições desnecessárias ao álcool.

A resolução da Anvisa determina que a venda do álcool líquido 70% ficará restrita a serviços de saúde e empresas que necessitem de esterilização específica. O produto poderá continuar sendo comercializado na forma de álcool gel e spray aerossol, formatos que dificultam a ingestão, uma das principais causas de acidentes domésticos.

A Visa Manaus realizará fiscalizações para garantir o cumprimento da proibição nos estabelecimentos comerciais, como farmácias, supermercados e comércios varejistas, visando orientar sobre a determinação do Governo Federal.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE