Campanha de vacinação contra a Influenza H1N1 é aberta em Manaus

Foto: Thássio Pierre
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Foi aberta na manhã desta quarta-feira, 20, a campanha de vacinação contra a gripe influenza (H1N1), no Amazonas, onde doses da vacina trivalente já foram distribuídos para 53 municípios. Para o atendimento do público-alvo do trabalho de imunização são disponibilizadas 1.535 salas de vacinação em todo Estado, das quais 153 funcionam na capital. Em Manaus, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), no Parque Municipal do Idoso, na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e nas Centrais de Distribuição do Leite do Meu Filho. Vinte UBSs funcionarão com horário diferenciado e outras dez terão horário ampliado.

Segundo o prefeito de Manaus, Arthur Neto, a meta é vacinar, em 15 dias, 90% do público-alvo da capital, que é de 455.083. Em todo o Amazonas, a meta da campanha é imunizar um milhão de pessoas.
A vacina é voltada, neste primeiro momento, para grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde (MS). O objetivo é evitar que casos graves e óbitos ocorram nos grupos prioritários. O “Dia D” de vacinação contra a Influenza será 30 de março, quando será feita uma mobilização para a intensificação da imunização.


Fazem parte do grupos prioritários crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany). Para receber a dose da vacina, é importante levar o Cartão de Vacinação e um documento de identificação. Pessoas com doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais deverão apresentar, também, prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE