Saiba quem é Vanda Ortega, uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no Amazonas

dl_8609-copy
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

MANAUS-AM | Poucos minutos após a chegada dos primeiros lotes de vacina para o Amazonas, que aconteceu na noite desta segunda-feira (18), no base aérea de Ponta Pelada, na zona Sul de Manaus, uma solenidade irá acontecer no Centro de Convenções do Amazonas Vasco Vasques, onde informações preliminares indicam que os três primeiros amazonenses receberão a vacina.

O início da imunização deve ser marcado pela vacinação da técnica de enfermagem Vanda Ortega, indígena do povo Witoto. Ela tem 33 anos e reside no bairro indígena Parque das Tribos, onde ajuda a cuidar de vizinhos indígenas. Conforme informações, além de Vanda, a imunização deve ocorrer, ainda, em mais uma indígena e uma profissional de saúde da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM).

Sobre Vanda Ortega

Vanda Ortega nasceu no dia 20 de maio de 1987, às margens do rio Solimões, na Aldeia Colônia, do município de Amaturá, interior do Amazonas. Vanda é da etnia Witoto e seu nome na língua materna é Derrquine, que significa “formiga brava”.

A indígena é técnica de enfermagem e acadêmica de pedagogia na Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Vanda faz parte da Coordenação dos Estudantes Indígenas do Estado do Amazonas (Meiam) e atua como articuladora política da Associação dos Witoto do Alto Solimões. Atualmente reside no primeiro bairro indígena de Manaus, o Parque das Tribos. Lá, desde o início da pandemia, ela ajudou a cuidar de diversos vizinhos, indígenas como ela. 

FOTO: Divulgação

VACINAÇÃO EM MANAUS 

De acordo com o prefeito de Manaus, David Almeida, a vacinação na capital irá começar ainda na manhã de terça-feira (19). A meta da Prefeitura de Manaus é de que, até o final desta semana, 60 mil pessoas na capital sejam vacinadas nesta primeira fase.

O Estado contará com 256 mil doses do imunizante para aplicação no grupo prioritário da população. Armazenadas em câmaras frigoríficas a menos 18°C, as vacinas foram enviadas para a capital amazonense e outros estados em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) também nesta segunda-feira (18).

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Saiba quem é Vanda Ortega, uma das primeiras pessoas a serem vacinadas no Amazonas

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE