Vacinação no Amazonas: Confira quais são os grupos prioritários para imunização no Estado

113751680_vacuna
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

MANAUS-AM | Na tarde desta segunda-feira (18), a Fundação de Vigilância em Saúde no Amazonas (FVS-AM) publicou o Plano Operacional de Imunização Covid-19. De acordo com o órgão, a definição dos grupos prioritários para vacinação está respaldada em critérios epidemiológicos e característica da vacina, o risco de adoecimento e agravamento (hospitalizações e óbitos) e a necessidade de manter o funcionamento dos serviços de saúde.

Confira quais são os grupos prioritários divididos nas quatro fases do cronograma estabelecido pelo Ministério da Saúde e veja se você se encontra em alguma ou qual das fases:

FASE 1 – Profissionais da saúde

De acordo com a FVS-AM, trabalhadores dos serviços de saúde, sendo eles todos aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogo, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários, e seus respectivos técnicos e auxiliares – e ainda os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços diretos de assistência à saúde das pessoas.

O grupo inclui ainda aqueles profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas/parteiras, bem como funcionários do sistema funerário que tenham contato com cadáveres potencialmente contaminados.

Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do trabalhador com o serviço de saúde ou apresentação de declaração emitida pelo serviço de saúde.

FASE 1 – População indígena

A FVS descreve que estão aptos os povos aldeados em terras demarcadas, indígenas aldeados com 18 anos ou mais atendidos pelo Subsistema de Atenção à Saúde Indígena. A vacinação será realizada em conformidade com a organização dos Distritos Sanitários Especiais Indígena (DSEI) nos diferentes municípios.

FASES 1 e 2 – Maiores de 60 anos

Neste grupo, deverão receber a vacina COVID-19 em conformidade com as fases predefinidas: pessoas de 80 anos e mais pessoas de 75 a 79 anos, pessoas de 70 a 74 anos, pessoas de 65 a 69 anos, pessoas de 60 a 64 anos. Será solicitado documento que comprove a idade, no ato da imunização.

FASE 3 – Grupos com comorbidades

A FVS-AM pontua que, neste grupo, serão vacinadas pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial sistêmica grave (de difícil controle e/ou com lesão de órgão-alvo); doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; obesidade grave (IMC≥40).

Indivíduos pertencentes a esses grupos serão pré-cadastrados no Sistema de informações do Programa Nacional de Imunização – SIPNI. Os que não tiverem sido pré-cadastrados poderão apresentar qualquer comprovante que demonstre pertencer a um destes grupos de risco (exames, receitas, relatório médico, etc.) Adicionalmente poderão ser utilizados os cadastros já existentes nas Unidades de Saúde. Mantém-se a necessidade de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina, que deverá ser apresentada no ato da vacinação.

FASE 4 – Comunidade tradicionais

Já no grupo que compreende os povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. A vacinação deverá ser realizada por meio de estratégias específicas a serem planejadas e executadas no nível municipal, sendo que em algumas regiões poderá haver apoio das Forças Armadas.

FASE 4 – Profissionais da educação

Em relação aos trabalhadores da educação, o órgão declarou que todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas serão vacinados. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa do profissional com a escola ou apresentação de declaração emitida pela escola.

FASE 4 – Pessoas com deficiência

Neste grupo prioritário serão considerados indivíduos com deficiência permanente severa, aqueles que apresentem uma ou mais das seguintes limitações: 1 – Limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas; 2 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir (se utiliza aparelho auditivo esta avaliação deverá ser feita em uso do aparelho); 3 – Indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar (se utiliza óculos ou lentes de contato, esta avaliação deverá ser feita com o uso dos óculos ou lente); 4 – Indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.

FASE 4 – Forças de Segurança e Salvamento

Policiais federais, militares e civis; bombeiros militares e civis e, membros ativos das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica) pertencem a este grupo. Nessa estratégia será solicitado documento que comprove a vinculação ativa com o serviço de forças de segurança e salvamento ou apresentação de declaração emitida pelo serviço em que atua;

FASE 4 – Sistema prisional

Pertencem a este grupo toda a população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, agente de custódia e demais funcionários. O planejamento e operacionalização da vacinação nos estabelecimentos penais deverão ser articulados com as Secretarias Estaduais e Municipais de Saúde e Secretarias Estaduais de Justiça (Secretarias Estaduais de Segurança Pública ou correlatos), conforme a política de população privada de liberdade, população acima de 18 anos em estabelecimentos de privação de liberdade. Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).

Na distribuição por fases dos grupos prioritários, que corresponde a 262.142 na 1ª fase, 251.080 na 2 ª fase, 202.608 na 3ª fase e 438.674 na 4ª fase, totalizando 1.154.504 pessoas, cuja meta mínima é vacinar 95% de cada fase.

*Com informações de A Crítica

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE