Operação ‘Fique em Casa’ fiscaliza cumprimento de medidas para evitar aglomerações nas ruas

WhatsApp Image 2020-04-06 at 11.10.47
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | Foi deflagrada nas primeiras da manhã desta segunda-feira (6/4), a operação “Fique em Casa” com a participação das forças de segurança do estado para fiscalizar o cumprimento do decreto estado que suspendeu o funcionamento de atividades não essenciais, como o funcionamento do comércio, durante a pandemia.

A polícia e vários outros órgãos saíram às ruas com grande operação para garantir o cumprimento das medidas em prevenção ao novo coronavírus (Covid-19). As medidas restritivas preveem multa e até prisão em caso de desobediência. “O objetivo maior é resguardar vidas. Não estamos procurando prender as pessoas, estamos dando todas as orientações para fazer cumprir o decreto governamental.”, disse o secretário da Secretária de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Louismar Bonates.

Nas primeiras horas do dia, as forças de segurança estavam concentradas na avenida Autaz Mirim, local de grande comércio na zona Leste da capital. Principalmente na zona Leste o comércio de rua e feiras têm funcionado gerando aglomeração de pessoas.

As medidas foram adotadas pelo governador Wilson Lima, que achou necessário endurecer as fiscalizações após o avanço do coronavírus em todo o país e colocou nas ruas a Polícia Militar do Amazonas, Polícia Cívil, Corpo de Bombeiros e o Departamento de Trânsito do Amazonas, para o fechamento dos estabelecimentos não essenciais que estavam descumprindo o decreto governamental.

Os estabelecimentos abertos na avenida foram fechados, onde o secretário de segurança coronel Louismar Bonates conversava orientando os proprietários e pedindo para os mesmo o fechamento. O secretário disse ainda que nesse momento de pandemia, o interesse individual não pode se sobressair ao interesse coletivo. Bonates enfatizou que o não cumprimento pode acarretar em prisões.

Emília Ferraz, Delegada Geral da Polícia Civil do Amazonas, informou que uma parte do efetivo está nas ruas conduzindo ostensivamente a ação e a outra metade se encontram nas delegacias aguardando o desencadeamento da operação.

O Ministro da Saúde Luiz Henrique esteve alertando a população, que prevê um cenário difícil no país a partir da próxima semana. O ministro apresentou uma preocupação também com a cidade de Manaus, devido ao números ascendentes dos casos.

Temendo que a rede de saúde de todo estado entre em colapso, o governador Wilson Lima esteve presente em suas redes sociais fazendo um vídeo de apelo para a população ficar em casa cumprindo a quarentena domiciliar.

O Amazonas em menos de um mês de pandemia ja registrou 417 casos do Novo Coronavírus (Covid-19), onde 16 dos casos já evoluíram a óbitos. A maior preocupação agora é achatar a curva ascendente do pico da doença, e uma das medidas preventivas é o fechamento do comércio, pontos de aglomeração de pessoas, enfatiza Wilson Lima.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE