Filhos reclamam da suspensão de visitas em cemitérios públicos de Manaus no Dia dos Pais

WhatsApp Image 2020-08-09 at 10.57.00
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Dona Raimunda esteve na manhã deste domingo (9), no Cemitério Parque Tarumã, na zona Oeste da capital, onde fica o túmulo do pai, falecido há quase um ano, mas ela não pode entrar no local para fazer a visitação.

“O meu pai hoje faria 100 anos. No próximo mês ele vai fazer um ano de falecido. Hoje gostaríamos de prestar uma homenagem a ele, fazer uma oração, agradecer por tudo que ele nos ensinou, mas chegamos aqui e está suspenso para visitação. Tantos outros lugares que eram para estar fechados, como bares, mas não estão. Poderia teria sido elaborada uma forma de visitação. Isso é muito triste para nós.”, desabou ela, que afirmou que não tinha conhecimento da suspensão das visitas.

“É uma situação difícil. A gente não sabia que não ia poder entrar. Chegando aqui nos deparamos com essa situação. Eu fiquei muito entristecida em não poder visitar o túmulo do meu pai querido.”, disse também familiar de uma outra pessoa falecida.

O acesso aos cemitérios públicos da capital do Amazonas no Dia dos Pais, comemorado neste domingo, 9/8, está restrito ao atendimento de novos sepultamentos e às pessoas que acompanharão o cortejo fúnebre na data. A medida se dá em cumprimento ao Decreto 4.801, de 11 de abril de 2020, da Prefeitura de Manaus, que regula a movimentação nos cemitérios da cidade durante a pandemia do novo coronavírus, causador da Covid-19.

Familiares ficam sem poder acessar cemitérios públicos de Manaus para visitação, neste Dia dos Pais. Fotos: Chico Batata

A Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) informou que segue a mesma recomendação do Dia das Mães deste ano, para evitar aglomerações em meio à pandemia do novo coronavírus, seguindo os protocolos de distanciamento social e de saúde. “A determinação segue as diretrizes do decreto municipal, que regula a movimentação nos cemitérios, limitando a entrada de pessoas em sepultamentos e respeitando a recomendação de distanciamento social para evitar aglomerações, por conta do risco de contágio da Covid-19.”

A medida vale para todos os cemitérios públicos gerenciados pela Prefeitura de Manaus. Desde o último dia 11 de abril, a entrada nesses locais está restrita a até cinco pessoas, estritamente ligadas a algum sepultamento acontecendo no dia.

O Dia dos Pais é a terceira data que mais leva pessoas aos cemitérios de Manaus, só perdendo para o movimento do Dia de Finados, em 2 de novembro, e Dia das Mães.

Pela estimativa da Semulsp, mais de 40 mil pessoas visitaram os espaços no Dia dos Pais, no ano passado. Finados costuma movimentar mais de 500 mil pessoas.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE