Governo Lula recusa oferta de assistência do Uruguai para vítimas das chuvas no RS

Lula
PATROCINADO
A ENEVA, em um esforço contínuo para fomentar a educação e o crescimento econômico no Amazonas, lidera uma...

O Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) rejeitou a oferta de assistência do Uruguai para auxiliar no resgate das vítimas das fortes chuvas no Rio Grande do Sul (RS). A solicitação de apoio foi feita pelo governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), e incluía lanchas, um avião e drones para ajudar no resgate dos afetados pelas inundações.

Embora o governo uruguaio tenha concordado em emprestar os equipamentos, o Governo Lula recusou a oferta, argumentando que os equipamentos não eram necessários naquele momento. José Henrique Medeiros Pires, secretário-executivo do governo do RS, afirmou que a decisão foi tomada após o comando operacional no Rio Grande do Sul considerar que a assistência não era necessária.

Após a aprovação de Montevidéu, a solicitação foi encaminhada à ABC (Agência Brasileira de Cooperação), ligada ao Itamaraty. O Ministério da Defesa justificou a rejeição da oferta da aeronave uruguaia devido a restrições nas pistas disponíveis para pouso em Porto Alegre. O Brasil possui a aeronave KC-390, que atende às necessidades de transporte, e as operações de resgate e apoio humanitário estão sendo realizadas com 243 embarcações e drones das Forças Armadas.

Segundo Pires, há outros aeroportos operacionais no Rio Grande do Sul com capacidade para receber a aeronave uruguaia. O estado registrou até esta terça (07) 90 mortes devido às fortes chuvas que atingiram a região desde a última semana.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE