Operação da Polícia Federal combate crimes ambientais em municípios do AM

Foto: Divulgação
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

MANAUS-AM| Na manhã desta terça-feira está acontecendo a operação “Pentaedro do Fogo”, cujo o objetivo é combater crimes ambientais em alguns municípios do interior do Amazonas. A ação está sendo deflagrada nos municípios de Apuí, Manicoré (Santo Antônio do Matupi) e Maués, todos no sul do Amazonas.

A investigação segue em torno de crimes como práticas de queimada, desmatamento ilegal e usurpação de Terras. A polícia Federal emitiu uma nota, informando sobre o resultado da operação até o presente momento.

Em nota a polícia informou que foram cumpridos 27 (vinte e sete) mandados de busca e apreensão, sendo 10 (dez) em Apuí/AM, 4 (quatro) no Distrito de Santo Antônio do Matupi (Manicoré/AM), 4 (quatro) em Novo Aripuanã/AM, 2 (dois) em Maués/AM, 1 (um) em Humaitá/AM, 1 (um) em Porto Velho/RO, 1 (um) em Alta Floresta/MT, 1 (um) em Balneário Camboriú/SC e 3 (três) emPorto União/SC.

Ainda segundo a nota divulgada, a PF reuniu provas e fortes indícios de possíveis casos de usurpação de Terras da União e falsidade ideológica, visto que fazendas com aparência de propriedade única foram parceladas como se fossem propriedades distintas e, assim, violar a legislação que rege a regularização fundiária no país, principalmente no tange às vedações e ao limite de hectares (artigo 5°, inciso II e artigo 6°, §1° da Lei 11.952 de 2009, respectivamente).

De acordo com informações preliminares, um vereador do município de Humaitá estaria envolvido em crimes ambientais. Se forem comprovados as investigações a cerca dos crimes os envolvidos poderão responder, na medida de suas responsabilidades, pela prática de
queimadas, desmatamento ilegal e usurpação de Terras da União, entre outros possíveis crimes. Se condenados, poderão cumprir pena de até 15 (quinze) anos de prisão.

Com informações da Polícia Federal*

Está matéria pode ser atualizada a qualquer momento.

Veja a nota oficial da Polícia Federal

Foto: Divulgação
Foto: Reprodução

UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Operação da Polícia Federal combate crimes ambientais em municípios do AM

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE