Pessoas com deficiência visual recebem curso de confeitaria em Manaus

Imagem: Secom
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | O Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam), está oferecendo um curso de “Confeitaria de doces e salgados”, para 18 pessoas com deficiência. O programa faz parte da inclusão social realizado em conjunto com o Terceiro Setor: organizações de iniciativa privada, sem fins lucrativos, que prestam serviços de caráter público.

O grupo de alunos faz parte da Associação dos Deficientes Visuais do Amazonas (Advam), e são comandadas pela professora Edineia Carneiro, de 41 anos, especialista na área gastronômica, que afirmou ter muito prazer no que faz. “Nunca imaginei que teria tanto prazer em transmitir meus conhecimentos. E hoje fico ainda mais feliz em poder ajudar os associados da Advam. Ao contrário do que muitos pensam, não existe dificuldade. Uns enxergam pouco, outros perderam 100% da visão, mas todos têm boa vontade e um desejo imenso de aprender”, contou.

Socorro Cabral, de 56 anos, vive há mais de 20 anos com deficiência visual, contou que a parte mais fácil do processo da confeitaria é rechear e moldar a coxinha de frango. “Mas eu não paro. Fiz cursos de ‘Corte e costura’, ‘Emborrachado’, ‘Pintura em tecido’, todos pelo Cetam”, disse.

Socorro disse ainda, que é com esses trabalhos que ela reforça sua renda de aposentada. “Ainda tenho dois objetivos a alcançar: fazer faculdade de Direito e um curso de Radialismo. Meu sonho é levar informação para a minha comunidade em Novo Airão”, revelou.

O professor de português e francês, Oscarito Freitas, de 57 anos, e a Adília Nogueira, de 47, também estão inscritos no curso de “Confeitaria de doces e salgados”. Ele perdeu a visão há sete anos, após um descolamento de retina. E ela enxerga parcialmente. Ambos se conheceram há dois anos na Advam.

O professor afirmou que vai passar o conhecimento para a família. “Gosto de transmitir meus conhecimentos. Vou ensinar meus amigos e familiares”, conta o professor, formado em Letras pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Ele já está de olho no próximo curso oferecido aos deficiêntes. “Já estou inscrito no curso de computação voltado a Pessoas com Deficiência (PcD) que a Advam oferecerá por meio do Cetam”.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE