10 dias em greve, professores continuam acampados em frente à sede do governo

Foto: Pablo Medeiros
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A Greve do professores permanece no Estado do Amazonas com 10 dias de paralisação, acampados por 4 dias em frente à Sede do Governo do Estado , situada na avenida Brasil, Compensa ,zona Oeste.

A greve que teve início dia 16/04 ,abrangendo dos 37 Municípios do Estado, dentre eles: Manacapuru, Itacoatiara, Coari, Itapitanga,São Gabriel da Cachoeira, Tabatinga,Urucará, Eirunepé, Boca do Acre, Barreirinha, Alvarães dentre outros.

A classe pede um reajuste na data-base de 15%, o Governo alega ter efetuado um pagamento em janeiro deste ano no valor de 9,38% isso , referente a 2016, e que teria feito a proposta de reajuste 3,93%, não aceito pelos professores. A Seduc dispõe de não poder fazer tal reajuste em respeito à lei de responsabilidade fiscal (LRF),
que impede a oferta de um percentual que o trapaceia data-base.

Em torno das 594 escolas do Estado, sendo 231 na Cidade de Manaus, mais da metade encontra-se sem professores, segundo informações daSindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus – Asprom .

O Coordenador administrativo da Asporm – Jamisson Maia ,relatou que as aulas que são de responsabilidade de 200 dias letivos para os alunos serão supridas , essas aulas serão repostas aos sábados ou com o acréscimo de mais um tempo de aula.

Muito revoltados, alguns professores acamparam em frente a sede do Governo e hoje (26), às 16h estarão em Assembléia em Praça Pública , na Praça do Congresso,rua Ramos Ferreira, zona sul.

“O que acontece é que o vice-governador teve uma reunião com os comandos de greve e as comissões das duas frentes representante das classes, no entanto não foi feita nenhuma proposta por parte do governo com relação ao reajuste que está sendo solicitado que é de 15%, o que o que o governo fez foi ,solicitou um estudo pelas frentes sindicais, sendo que todos nós sabemos que o governo já sabe dessas perdas salariais e não é a categoria que tem que provar, ele que tem que mostrar o que é observado é que esse governo tá tentando jogar sociedade contra a categoria dizendo está aberto a negociação mas como ele está aberto a negociação se nem proposta ele faz para categoria? Tudo é uma questão de estratégia e de mentiras desde a entrada de um governador desrespeitoso, falou tanto em inovar, você é o governador você é o líder você que tinha que tá aqui conversando com a categoria não mandando teu vice vir conversar. Nós queremos conversar com você ,deixa de ser medroso e vem para cá para frente conversar, encara a classe, você está com medo? Na TV A crítica tu sabia falar que é bom, que era tua a bronca, e agora porque você não fala ? Está se escondendo atrás do Guma? “, desabafou o Professor Jerônimo Lira.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE