Cirurgiões mantêm suspensão de serviços em hospitais de Manaus

Foto: Reprodução
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Após o anúncio da paralisação de 70% dos cirurgiões gerais em hospitais de Manaus, o Governo do Estado se manifestou e disse que o ato contraria uma liminar da Justiça que prevê multa diária de R$ 200 mil, além de prisões. Neste domingo, em novo pronunciamento, o Instituto de Cirurgiões do Estado do Amazonas (Icea) afirmou que a suspensão do serviço continua durante a semana. Para minimizar os efeitos, o governou montou um plano de ação.

“Permanecemos do jeito que estávamos anteriormente. Ressalto que não existe suspensão em prontos-socorros, maternidades, hospitais infantis, nem no Cecon”, destacou o presidente do Icea, Dr. José Francisco dos Santos.

A Secretaria de Estado de Saúde (Susam) informou que montou um plano de ação para as unidades de urgência e emergência em Manaus, por conta da paralisação dos cirurgiões que teve início neste sábado (3).

Em nota, a Susam comentou a decisão do Icea de paralisar parcialmente os serviços. “Estamos com toda a nossa força de trabalho atuando para monitorar e minimizar os impactos e evitar riscos maiores. Esperamos que tudo possa ser normalizado o mais breve possível”, disse o secretário estadual de Saúde, Rodrigo Tobias.

Segundo o governo, além de prontos-socorros, SPAs e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) estão trabalhando integrados com a Gerência de Urgência e Emergência da Susam, com o Serviço Móvel de Urgência (Samu), o sistema de regulação hospitalar e a direção das unidades para remanejamento de pacientes, caso haja necessidade.

O primeiro balanço da Susam apontou que os serviços estão funcionando dentro da normalidade para a rotina comum dessas unidades no fim de semana. Não há paralisação nos prontos-socorros 28 de Agosto, na zona Centro-sul, João Lucio Machado, e Platão Araújo, na Zona Leste.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE