Hospital Universitário Francisca Mendes recebe nova sala cirúrgica e o equipamento de 8 leitos de UTI

Imagem: Secom
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Nesta quarta-feira (1), o Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM) recebeu mais uma sala cirúrgica e oito leitos de UTI pós-cirúrgicos. A nova estrutura montada no HUFM permite ampliar o número de cirurgias cardíacas semanais em adultos de cinco para dez, e as pediátricas, de duas para quatro, o que deve reduzir o tempo de espera de quem está aguardando pelo procedimento. A meta, é que pelo menos 400 cirurgias cardíacas até o final do ano sejam realizadas.

“Cumprindo a meta semanal, sairemos das atuais 28 para 56 cirurgias por mês. As de adultos sairão de 20 para 40 e as de criança de 8 para 16 por mês”, explicou o Secretário Estadual de Saúde Rodrigo Tobias.

A nova gestão fez a aquisição de equipamentos – 12 monitores, três carrinhos de anestesia, quatro ventiladores e cinco cardioversores – para montar os leitos de UTI e a sala cirúrgica. Os procedimentos endovasculares (angiografia cerebral e embolização de aneurisma) também tiveram um aumento significativo este ano.

Segundo o secretário, o Amazonas é o único estado da região Norte, além do Pará, a ofertar cirurgia cardíaca na rede pública. Boa parte dos pacientes que está aguardando por procedimentos vem do Oeste do Pará, e de estados como Acre, Roraima e Rondônia, e também venezuelanos e peruanos. “Estamos trabalhando num plano de reestruturação da unidade para que ela volte a ter o porte de referência regional. Estamos discutindo com o Ministério da Saúde, para que aconteça dentro do Plano Nacional de Cardiologia”.

Outros destaques foram expostos quanto a melhoria do atendimento do Hospital , como a redução nos procedimentos da hemodinâmica. Em janeiro desse ano, 1.931 pessoas aguardavam na fila do Sistema de Regulação (Sisreg) pra fazer cateterismo cardíaco e outros procedimentos como angioplastia, arteriografia de membro, embolização e angiografia cerebral. Em abril, caiu para 684 pessoas.

Já entre os pacientes internados na unidade e transferidos dos prontos-socorros, a redução foi de 250, em janeiro, para 36 (dado de segunda-feira (30/04). Os caterismos infantis, que não estavam sendo realizados desde 2014, voltaram a ser feitos no HUFM.

Segundo a diretora do Francisca Mendes, Juliana Dias, o aumento na oferta de procedimentos se deu porque o Governo do Amazonas contratou mais profissionais para atender, além de adquirir materiais como OPMEs (Órtese, Próteses e Materiais Especiais).

“Agora temos equipe específica para atender as demandas internas da unidade e temos outra para atender os pacientes da regulação. Isso aumentou significativamente a nossa oferta de procedimentos e a tendência é chegarmos ao fim do ano com essa fila ambulatorial da regulação com no máximo 20 pessoas”, disse.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE