Novo plano contra desmatamento e queimadas no Amazonas é lançado pelo governo

WhatsApp Image 2020-06-05 at 09.33.50
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus-AM | Na manhã desta sexta-feira (05), o governador Wilson Lima lançou o novo Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas do Amazonas (PPCDQ-AM), que deve orientar a atuação dos órgãos ambientais para no Biênio de 2020-2022.

A meta do Governo é que, até o final deste período, o Amazonas reduza os índices de desmatamento em 15%, em relação ao ano de 2019. De acordo com Wilson Lima o lançamento das parte de um pacote de decretos assinados em alusão ao dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado neste dia 5 de Junho.

Com o objetivo de fortalecer a governança ambiental no estado, e colaborando para a redução do desmatamento ilegal e incentivar o uso sustentável dos recursos naturais, com ênfase nas áreas críticas do desmatamento.

O plano foi dividido em três eixos temáticos. As ações do planos serão direcionadas aos municípios localizados no sul do Estado, a área de intensa pressão do desmatamento ilegal e com o maior número de focos de calor registrado no monitoramento de 2019. A região também é responsável por mais de 95% do desmatamento registrado em 2020, 81% ocorreu em áreas federais.

No ano passado, o Amazonas registrou 1.421 km² quadrados de área desmatada. A expectativa é que com a implementação do plano a taxa anual de desmatamento reduza para 1.207 km² quadrados até o final de 2022.

Na ocasião o governador Wilson Lima também assinou o decreto para regulamentar o Cadastro Ambiental Rural (Car), e o Programa de Regularização Ambiental do Estado do Amazonas (PRA-AM).

De acordo com o Eduardo Taveira secretário da (Sema), o projeto visa entre outras coisas incentivar regularização ambiental e facilitar o acesso as linhas de crédito para os produtores rurais.

O município de Boca do Acre a (1.028 km de Manaus), será o primeiro a receber o projeto onde já foi realizado o mapeamento das áreas rurais para análise da situação fundiária.

Outro decreto que foi assinado pelo governador, trata-se da formulação do Fórum Amazonense de Mudanças Climáticas, Biodiversidade e Serviços Ambientais (FAMAC-AM),

Criado em 2009 para discutir harmonizar e aprovar propostas referentes às mudanças climáticas globais. As alterações realizadas visam tornar o grupo mais positivo, flexível e rápido em termos de tomadas de decisões.

Wilson Lima relembrou que nesta semana a maior operação realizada no Amazonas “Flora Amazônica”, desarticulou uma organização criminosa que atuava desmatando e comercializando madeira extraída de forma ilegal.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE