Vítimas de caça ilegal, 12 peixes-bois são devolvidos à natureza

Imagem-Divulgação
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | Doze peixes – bois (animal aquático, típico do Amazonas), voltaram aos rios da Amazônia neste fim de semana, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus ( localizada a 173 km de Manaus).

A operação faz parte do Programa de Reintrodução de Peixes-bois do Projeto Mamíferos Aquáticos da Amazônia em parceria com o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e com o apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

A coordenadora do Projeto, a pesquisadora do Inpa, Vera da Silva, afirmou que a devolução dos animais é uma das etapas mais importantes para o projeto. “A reintrodução dos peixes-bois para a natureza nos mostra que conseguimos concluir com os objetivos de resgatar, reabilitar e devolver esses animais, que estão ameaçados de extinção, à natureza”, explicou.

Diogo de Souza, responsável pelo Programa de Reintrodução, enfatizou que o apoio da comunidade nessa etapa é fundamental. “Sem o apoio da comunidade a gente não faria nada. Eles são de extrema importância para o sucesso do projeto. São eles que fazem o monitoramento por telemetria dos peixes-bois que recebem o cinto com o transmissor e conseguem coletar dados que ajudam na pesquisa para conservação”, disse o biólogo.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE