Malária: evento de mobilização inclui boas práticas de prevenção contra a doença. Saiba mais!

Foto: Reprodução
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM | A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), realiza, nesta quarta-feira (13/11), a partir 8h30, uma mobilização sobre combate à malária. O evento é alusivo ao Dia da Malária nas Américas e será realizado no Centro Cultural Aníbal Bessa, situado na avenida Autaz Mirim, nº 9.018, Novo Aleixo, zona leste da cidade.

A programação inclui exposição, palestras e mobilização social em educação em saúde para promover boas práticas de prevenção à doença. A malária é considerada um grave problema de saúde. A região norte é responsável por 95% dos casos registrados no país.
Os indicadores epidemiológicos do Estado são positivos e apresentam redução de 18,5% entre janeiro e outubro deste ano, em comparação com o mesmo período do ano passado. De acordo com o último boletim da FVS-AM, de janeiro a outubro de 2019, foram notificados 52.579 casos da doença. Em 2018, no mesmo período, os casos notificados estavam na casa de 64.545 – 11.966 a mais.

Malária é uma doença que ocorre durante o ano inteiro. Apesar do período de maior incidência da doença já ter passado, as ações de combate à malária devem permanecer. Em Manaus, a zona Leste é apontada com maior destaque em número de casos. A diretora-presidente da FVS-AM, Rosemary Costa Pinto, afirma que a população e gestores de saúde devem permanecer vigilantes. “A nossa região é endêmica para malária e outras doenças transmitidas por mosquitos. Deste modo, é necessário manter as medidas protetivas para evitar o adoecimento”, avaliou.


Para o diretor técnico da FVS-AM, Cristiano Fernandes, a melhor forma de prevenção é por meio da informação. “A ação desta quarta-feira visa fortalecer a malária como pauta no calendário escolar, para que haja mais divulgação em relação aos sintomas da doença e de forma oportuna ofertar o diagnóstico precoce para interromper a cadeia de transmissão em áreas de risco”, ponderou Fernandes.


De acordo com o chefe de Departamento de Vigilância Ambiental da FVS, Elder Figueira, Manaus está entre os 18 municípios prioritários para as ações de controle da malária no Estado. “A melhor forma de evitar a doença é através do diagnóstico precoce, tratamento adequado, intensificação de ações de controle vetorial, e fortalecer as atividades de educação em saúde e mobilização social”, explicou.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE