Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milhões de EPIs na pandemia

EPIs_pandemia
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

AMAZONAS | As unidades de saúde administradas pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM) receberam, de março de 2020 até 19 de janeiro de 2021, mais de 46,3 milhões de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). O balanço corresponde ao material entregue pela Central de Medicamentos do Amazonas (Cema) desde o início das notificações de casos de Covid-19 no estado.

Fazem parte dos chamados EPIs: máscaras cirúrgicas, N95 e descartáveis, aventais, macacões, álcool 70%, luvas e outros. Ao longo de 2020, o setor de distribuição da Cema realizou a entrega de 31,8 milhões de EPIs às unidades de saúde da capital e 10,9 milhões para os hospitais situados no interior.

Já no primeiro mês de 2021, de 1º de janeiro até esta terça-feira (19/01), a dispensação do material para todo o estado do Amazonas já atingiu a quantidade de 3.540.426 Equipamentos de Proteção Individual enviados pela Central de Medicamentos.

FOTOS: Jamile Alves

Entre os itens de maior saída neste ano estão luvas nitrílicas e de procedimento, com dispensação de 2.608.900 unidades, seguido por máscaras cirúrgicas e descartáveis (439.750 unidades), toucas (170.300 unidades), aventais descartáveis (161.985 unidades), sapatilhas (146.700 unidades) e máscaras N95 (10.020 unidades).

A Central distribuiu ainda neste ano 1.970 macacões, 527 protetores faciais e 274 óculos de proteção. Segundo o coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, os itens são enviados para as unidades com base em solicitações quinzenais feitas à Cema, por meio do Sistema Ajuri. A dispensação acontece a partir do requerimento e da disponibilidade em estoque.

FOTOS: Jamile Alves

“É pela plataforma que nós temos conhecimento do que está faltando nas unidades. Para que esse planejamento seja possível durante esse período de alto consumo de medicamentos, PPS e EPIs, a Secretaria de Saúde contratou 30 farmacêuticos para atuar em 11 unidades de saúde, destinados especificamente para fazer esse acompanhamento e auxiliar na programação de abastecimento pela Central”, informou ele, ao acrescentar a contratação de outros cinco farmacêuticos servidores do Estado para reforçar os quadros da Cema.

FOTOS: Jamile Alves

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

Unidades da Rede Estadual receberam mais de 46 milhões de EPIs na pandemia

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE