Autismo: Defensoria promove roda de conversa para a conscientização sobre o tema

Insira um URL válido

Manaus-AM | A Defensoria Pública do Estado do Amazonas (DPE-AM) realiza no próximo dia 11 de abril, no auditório da Faculdade Santa Teresa, a partir das 9h, uma roda de conversa que tem o autismo como tema central. A iniciativa faz parte do projeto “Nosso coração também é azul”, por meio do qual a instituição dá andamento, neste mês, a uma série de ações para colaborar com a conscientização sobre a síndrome.

Do debate participarão especialistas da área de Neuropediatria, Direito e Psicologia, além de pais e mães de filhos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A experiência pessoal de cada um, as formas de tratamento e as barreiras que ainda precisam ser superadas, no que diz respeito ao enfrentamento da síndrome, serão os temas centrais da discussão.

“A ideia do projeto é colaborar com a luta de pais e mães que enfrentam, muitas vezes de maneira solitária, as consequências do autismo dentro de casa. A troca de experiências, nesse caso, e o acolhimento a essas famílias, é primordial”, diz a defensora pública Flávia Lopes, coordenadora de Projetos Especiais da DPE-AM.

“O propósito da roda de conversas também é saber, por meio dos relatos que serão apresentados, de que forma podemos contribuir de maneira ainda mais efetiva, seja com ações na área judicial, seja no âmbito psicológico e da assistência social”, reforça ela.

Participam do evento a neuropediatra Livia Vianez, a nutricionista Sálvia Belota, os defensores públicos Arlindo Gonçalves e Mario Wu, a promotora de Justiça Vânia Marinho, o vice-presidente da Associação de Amigos do Autista, Carlos Silva, e o psicólogo José Cavalcante Júnior, que será o mediador do encontro.

A roda de conversa é fruto de uma parceria da DPE-AM com a Faculdade Santa Teresa, que fica localizada na rua Acre, número 200, bairro Nossa Senhora das Graças (Vieiralves). As inscrições podem ser feitas por meio do link https://www.even3.com.br/RodaConversaAutismo. Os universitários participantes do evento vão receber certificado de horas complementares.

PÚBLICO ALVO

A roda de conversa é aberta a famílias que lidem com autistas no cotidiano, ao público em geral, e também voltada a alunos dos cursos de direito, pedagogia, psicologia, assistência social e medicina, de instituições públicas ou privadas. A entrada é gratuita.

Compartilhe:

Receba a seleção das melhores notícias:

Qual sua opinião? Deixe seu comentário