Homem é detido construindo estrada em área de sítio arqueológico em Manaus
Foto: Divulgação

Homem é detido construindo estrada em área de sítio arqueológico em Manaus


Manaus – AM | O homem de 32 anos de idade, não identificado, foi detido pelo Batalhão Ambiental da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), após uma denúncia anônima sobre a realização de terraplanagem irregular no terreno de um sítio arqueológico e cemitério indígena da era pré-colombiana, situado no bairro Nova Cidade, na Zona Norte de Manaus.

Segundo o Batalhão Ambiental, o homem estava atuando como responsável pela terraplanagem e não apresentou a devida licença dos órgãos ambientais para executar o procedimento no sítio arqueológico, protegido por Lei.  

A área tem cerca de 20.000 metros quadrados e está sendo ocupada por invasores e no momento da chegada da equipe do Batalhão Ambiental, o homem estava de posse de uma retroescavadeira em pleno funcionamento realizando a abertura de uma estrada. Após ser detido, o operário informou que a negociação  da obra de terraplanagem da estrada estaria sendo financiada por terceiros e invasores infiltrados no local que  não tiveram  nomes divulgados.

Os policiais observaram também que alguns trechos da estrada já estavam definidos e concluídos pelo trabalho realizado com retroescavadeira. Foi constatado ainda a existência de  impactos ambientais causados no local da terraplanagem em torno do sítio arqueológico que, conforme especialistas em Arqueologia e História do Amazonas, possui mais de mil e quinhentos anos e é considerado Patrimônio da União, o que motivou a condução do infrator ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP) juntamente com os equipamentos utilizados na terraplanagem para as medidas cabíveis ao caso considerado como crime contra o patrimônio histórico.

Deixe uma resposta

AO VIVO 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on pinterest
Share on telegram