Fumaça das queimadas coloca Boa Vista entre as cidades com pior qualidade do ar do mundo

Boa Vista
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Uma intensa nuvem de fumaça cobriu a cidade de Boa Vista nesta segunda-feira (25) devido às queimadas registradas durante o final de semana na capital de Roraima. Segundo o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), a qualidade do ar é considerada péssima e prejudicial à saúde.

Nas primeiras horas do dia, os medidores instalados na Orla Taumanan, no Centro, marcaram o pior nível na escala de qualidade do ar, tornando-o nocivo para a população de Boa Vista, conforme relata o aplicativo Selva, da Universidade Estadual do Amazonas (UEA).

Boa Vista
Qualidade do Ar segundo o Selva APP da UEA. Foto: reprodução Selva APP.

O site especializado em questões de qualidade do ar em escala global, o World’s Air Pollution: Real-time Air Quality Index, apontou, nesta segunda-feira (25), que o ar na região está completamente insalubre, atingindo níveis até mais severos do que os registrados na cidade mais poluída do mundo, Linfen, na China.

Os marcadores do site mostram que Boa Vista alcançou o alarmante número de 391 (PM2.5) em poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde, como partículas finas (PM2.5). O PM2.5 consiste em material particulado fino presente em alguns aerossóis. Devido ao seu tamanho microscópico, essas partículas podem facilmente penetrar nas vias respiratórias, causando problemas como asma, pneumonia e câncer de pulmão.

Boa Vista
Qualidade do AR de Boa vista registrado no aqicn.org. Imagem reprodução

Roraima está pior que cidade da China

Boa Vista
Qualidade do AR de Linfén, na China, registrado no aqicn.org. Imagem reprodução

Linfen, uma cidade localizada na província de Shanxi, na China, é conhecida por enfrentar sérios problemas de poluição do ar. Por muitos anos, Linfen foi considerada uma das cidades mais poluídas do mundo devido à intensa atividade industrial e à queima de carvão para energia.

A poluição do ar em Linfen é frequentemente exacerbada pelo clima local, que é propenso a condições de inversão térmica, impedindo a dispersão dos poluentes. Como resultado, os residentes de Linfen enfrentam altos níveis de poluentes atmosféricos prejudiciais à saúde, como partículas finas (PM2.5), dióxido de enxofre (SO2) e dióxido de nitrogênio (NO2), o que pode levar a uma série de problemas respiratórios e de saúde pública.

Nos últimos anos, medidas foram implementadas para tentar combater a poluição do ar em Linfen, incluindo ações para reduzir as emissões industriais e promover fontes de energia mais limpas. No entanto, apesar desses esforços, a qualidade do ar em Linfen continua sendo uma preocupação significativa para os residentes e autoridades locais.

Nível do Rio Branco em Boa Vista

Boa Vista
Rio Branco em Boa Vista está no seu pior nível, alcançando -36cm. Foto: Marcos Silva

A Bacia do Rio Amazonas registra níveis abaixo da normalidade para o período em algumas estações. A situação mais crítica é observada no Rio Branco, localizado ao norte da bacia. Nesta semana, foram observadas novas descidas em Boa Vista (RR), e o nível do rio alcançou -36 cm, a segunda mínima da história, ficando atrás apenas do recorde de -56,5 cm registrado em 2016. Em Caracaraí (RR), o rio está na cota de 35 cm. Esses dados fazem parte do 12º Boletim de Alerta Hidrológico da Bacia do Rio Amazonas, divulgado nesta sexta-feira (22) pelo Serviço Geológico do Brasil (SGB).

“Esse cenário de recessão é devido aos acumulados de chuva abaixo do normal para este período na região. Contudo, estão previstas chuvas para esta semana e, apesar de ser um volume pequeno, a expectativa é que o ritmo de recuo do rio diminua”, explica a pesquisadora em geociências do SGB, Jussara Cury.

Na região do baixo e médio Amazonas, os rios também estão abaixo da normalidade. Em Itacoatiara (AM), o rio está em 9,86 m; em Óbidos (PA), a cota é de 4,89 m; e, em Parintins (AM), de 5,12 m. Este trecho tem especial importância para a navegação.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE