Wilson Lima anuncia avanço nas obras do Prosamim, após pendências resolvidas


Manaus – AM | O Governo do Amazonas avança nas obras do Programa Social e Ambiental (Prosamim) na bacia do São Raimundo, em Manaus. Em visita neste sábado, 30/11, em obras do programa no bairro Presidente Vargas, zona sul da capital, o governador Wilson Lima destacou que as desapropriações e pagamento de indenizações a famílias da região, que esperavam há cerca de dez anos, fizeram que com o ritmo das obras evoluísse significativamente.

“Estivemos aqui no mês de abril e aí tínhamos um problema ainda para resolver com relação à desapropriação de uma estrutura que atrapalhava a continuidade dessas obras, e isso já foi resolvido, inclusive com apoio da Justiça. Hoje estamos retornando aqui pra fazer uma vistoria nesse complexo que é a Bacia do São Raimundo”, disse Wilson Lima.

Anúncios

Ele e uma equipe de técnicos do Governo do Estado visitaram a região do Parque Castelhana, a rua Walter Rayol e a Ligação Viária Luiz Antony (LLA). “Aqui nós temos o Parque Castelhana e a ligação dessas duas vias importantes, começando na Kako Caminha até a Luiz Antony, aqui mais um pouco acima vocês conversando com os moradores vão ter esse relato de que antes era uma situação bem difícil, bem complicada, hoje já se começa a ver outra realidade, inclusive fazendo correção na calçada, já sendo uma calçada adaptada para quem tem limitações físicas. Aqui na lateral temos mais de 1km de ciclovia, não é ciclofaixa, exclusiva para o ciclismo”, afirmou o governador.

Localizada à margem esquerda do Igarapé do São Raimundo, a LLA é uma obra que retirou 376 famílias que viviam sob o risco das inundações. A primeira etapa da Ligação Viária Luiz Antony está equipada com ciclovia, calçada, orla para caminhada com guarda-corpo, áreas revitalizadas com paisagismo, arborização, iluminação de LED, quadra de esportes e duas praças. O projeto é orçado em R$ 51 milhões e compreende, além da Ligação Viária Luiz Antony, o Parque Castelhana, que está sendo construído na etapa final da LLA, ao lado do Terminal 1 na avenida Constantino Nery.

“Ali mais embaixo, no Bariri, estamos fazendo uma infraestrutura que vai respeitar a questão ambiental, fazendo o saneamento. Ali aproximadamente 150 famílias foram indenizadas, a gente está no processo de demolição daquelas casas, e a nossa expectativa é de que em março nós possamos entregar todo esse complexo, que é um investimento na ordem de R$ 150 milhões. Isso daqui é uma prova do compromisso que o Governo do Estado tem com o cidadão, uma prova de que o governo tem trabalhado sério para melhorar e cuidar da vida das pessoas”, adiantou Wilson Lima.

Indenizações – A vistoria do governador iniciou na rua Walter Rayol, popularmente conhecida como Bariri, que sofria há décadas com alagações devido às subidas das águas da Bacia do São Raimundo. No total, 101 famílias receberam indenizações, que eram esperadas desde 2009. Nessa região, o Governo do Estado retirou as famílias que sofriam com as enchentes e está revitalizando o entorno com a recomposição das vias, criando áreas de lazer e de convívio social com a construção de praças, áreas arborizadas e academia ao ar livre. As obras no bairro Presidente Vargas fazem parte do Prosamim III e vão beneficiar 150 famílias que residiam em casas que alagavam com a subida do igarapé.

Compartihe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Receba a seleção das melhores notícias

Você também pode gostar:

Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no telegram