RR: Penitenciária onde presos foram identificados com infecção de pele é inspecionada

Reprodução/Google Street View
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

Manaus – AM – A Secretaria Estadual de Saúde de Roraima (SESAU/RR) apresentou na terça-feira (21) diagnóstico para a doença de pele dos presos da Penitenciária de Monte Cristo, em Boa Vista (RR). Segundo a secretaria, a doença é ‘piodermite’, uma infecção de pele causada por bactérias e resultante de uma sarna não tratada.

O secretário estadual de Saúde, Allan Garcês, realizou na manhã desta quarta-feira, dia 22, uma visita à Pamc (Penitenciária Agrícola de Monte Cristo). A ação atende a uma expectativa do MPRR (Ministério Público de Roraima) e da Vara de Execução Penal sobre a situação de saúde dos presos daquela unidade, que é considerada a maior de todo o Estado.

Acompanhado pelo secretário adjunto, Rodrigo Santana, e pela juíza titular da Vara de Execução Penal, Joana Sarmento, o secretário conheceu um pouco do funcionamento da unidade básica de atendimento, dos consultórios médicos e odontológico e da farmácia da Pamc. Ele também inspecionou a condição de higiene de ambientes que abrigam os detentos.

“Após finalizarmos a nossa ação aqui na Pamc, vou levar à excelentíssima juíza para uma visita ao HGR (Hospital Geral de Roraima), onde irei apresentar a estratégia que será implementada aos detentos que se encontram internados no hospital”, declarou Garcês.

PACTO POR MELHORIAS – Em face dos últimos ocorridos, a Sesau firmou um compromisso com a Vara de Execução Penal para promover uma série de melhorias no atendimento aos detentos da Pamc.

Entre as medidas já definidas estão a destinação de um espaço no HGR para tratamento especializado fora da unidade prisional; disposição de equipe médica nos horários da manhã e tarde; e realização de ações de saúde, em conjunto com a equipe de perícia judicial, para coleta de materiais, exames e protocolo de tratamento específico.

Vale ressaltar ainda que análise laboratorial realizada nos presos encaminhados recentemente para o HGR descartou a existência de uma bactéria de origem desconhecida na Pamc, mas por determinação do secretário Allan Garcês, a CGVS (Coordenação Geral de Vigilância em Saúde) continuará monitorando a situação de saúde na unidade.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE