Indígena Macuxi é a primeira a tomar Coronavac contra a Covid-19 em Roraima

WhatsApp-Image-2021-01-19-at-13.20.26
PATROCINADO
Candidatos para cursos técnicos em Silves devem se inscrever a partir desta sexta-feira, dia 5 de abril. São...

A indígena também é pajé-curandeira, parteira e vice-presidente do Instituto de Etno Cultura e Sustentabilidade da Amazônia.

AMAZONAS| A parteira indígena identificada como Iolanda Pereira da Silva, 45, foi a primeira a ser vacinada contra a Covid-19 em Roraima na manhã desta terça-feira (19), em Boa Vista. A mesma também é pajé-curandeira e é vice-presidente do Instituto de Etno Cultura e Sustentabilidade da Amazônia.


“Eu me sino muito agradecida participando deste momento e sendo a primeira indígena, é muito gratificante. Eu trabalho com a medicina tradicional indígena, faço remédios, e por mais que façamos isso e conseguimos ajudar nossos parentes (indígenas), este é um momento em que posso representá-los e ser exemplo para que todos não resistam e aceitem porque é uma coisa para amenizar esta doença nas comunidades e em todo o país”, disse Iolanda.

GRUPO DE RISCO| Já no grupo de risco, o idoso de 82 anos, José Ribeiro Pereira da Silva, também tomou a vacina, o mesmo reside no abrigo Viva Melhor Idade e disse que não sentiu preocupação em tomar a vacina. “Moro em Boa Vista, mas sou do Piauí, não tenho medo não de tomar a vacina. A vacina é uma beleza pra nós, porque tem morrido muita gente desta doença”, explicou José.


Segundo informações do G1, o mesmo trabalhou em garimpo e fazendas, e, já foi infectado com o vírus da Covid-19, mas, não precisou de internação. Roraima recebeu 87 mil doses da Coronavac do Ministério da Saúde. Serão imunizados, na primeira etapa, 43,5 mil pessoas – cada uma dela deve receber duas doses da vacina. Indígenas, 14.300 profissionais da saúde e 100 idosos que vivem em um abrigo estão entre os grupos prioritários.
A Secretaria de Saúde (Sesau) deve distribuir ainda nesta terça as doses para os 15 municípios do estado.

“Em um só dia nós transferiremos todas as vacinas necessárias para cada um dos municípios de Roraima. Todos receberão as vacinas. Seja ela de necessidade de logística terrestre, fluvial ou aérea”, afirmou Marcelo Lopes, Secretário de Saúde.

O carregamento com 2.139 caixas da vacina chegou pela base Aérea de Boa Vista e foi encaminhado ao Programa Nacional de Imunização (PNI) sob escolta de agentes da Polícia Federal e Rodoviária Federal.

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

Clique AQUI e saiba as vantagens em ser MEMBRO!

SEJA UM MEMBRO APOIADOR DO IMEDIATO

PATROCINADO
Ao longo de toda a história do Site Imediato Online, a comunidade sempre esteve presente, sendo a principal...

Últimas atualizações sobre benefícios

O COVID-19 NO AMAZONAS HOJE